Uma canetada

Uma canetada    Felicidade de povão dura pouco. Enquanto ainda víamos as imagens de Paulo Maluf se entregando na PF — com aquele teatrinho de quinta, querendo parecer um inocente e depauperado velhinho —, Gilmar Mendes, com uma canetada, mandou soltar Antony Garotinho.

Como de praxe, aliás. Anda aprendendo com o coleguinha, o Marco Aurélio Mello, ah, essas companhias! Mello, porém, é mais democrático: solta de assassino a banqueiro corrupto. Gilmar é seletivo e acolhe os pedidos de soltura dos poderosos. Quiçá sejam as circunstâncias, já que no caso de Garotinho, ele o fez como Presidente do TSE. Por sorte, esse cargo não é vitalício.

Mas como vitalício no STF, Gilmar Mendes parece trabalhar ativamente para minar a Lava-Jato. Além dos habeas corpus para amigos e clientes de sua esposa, o Ministro proibiu as conduções coercitivas por meio de liminar. Atendeu a um pedido do PT e da OAB. Para o Ministro, a condução coercitiva seria “ilegítima”, na medida em que, por breve período, o investigado/réu é privado do direito de ir e vir e, principalmente, porque “a legislação prevê o direito de ausência ao interrogatório, especialmente em fase de investigação. O direito de ausência, por sua vez, afasta a possibilidade de condução coercitiva”.

O coordenador da Lava-Jato, procurador Deltan Dallagnol ponderou dizendo que tal decisão “pavimenta o caminho para a anulação de provas”. Lamentável.

Enquanto o Natal dos servidores do Rio de Janeiro não será lá essas coisas — vários salários e décimo terceiro atrasados —, o Natal da família Garotinho, segundo declarou a filha Clarissa, Deputada Federal, será um “Natal em paz”. É de se perguntar: como pode ter paz alguém que contribuiu ativamente para a miséria de inúmeros cidadãos fluminenses? Como pode passar o Natal em paz ante a penúria em que o Estado do Rio de Janeiro se encontra, tendo parte da responsabilidade nas costas? Bandido não tem compaixão, muito menos senso de responsabilidade ou de culpa.

Pelo visto, o Natal dos procuradores da República e dos policiais federais será de preocupação. Seus esforços são eliminados com uma simples canetada.

Charge: Sponholz, in Humor político

http://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/gilmar-manda-soltar-garotinho/

http://blogs.oglobo.globo.com/ancelmo/post/gilmar-mendes-manda-soltar-anthony-garotinho.html

https://oglobo.globo.com/brasil/teremos-um-natal-em-paz-diz-clarissa-garotinho-sobre-habeas-corpus-do-pai-22216881

http://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/gilmar-veta-conducao-coercitiva/

http://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/deltan-diz-que-visao-de-gilmar-sobre-conducao-coercitiva-mina-bases-da-lava-jato/

Para ler mais de Vânia Gomes, clique aqui.

Para comprar o livro mais recente de Vânia Gomes, clique aqui.

 

1 Resultado

  1. ANA BAILUNE disse:

    Esse nojento, asqueroso, sarnento, imbecil e retardado está devendo milhões ao Capiroto.

Deixe seu comentário