Presentão de Natal

Presentão de Natal     O Natal e o Réveillon do ex-governador de São Paulo e deputado federal, Paulo Maluf, serão diferentes esse ano. Quem achou que Maluf nunca seria preso por seus crimes, levante a mão! Pode contar a minha também, porque a decisão do Ministro Luiz Edson Fachin de expedir um mandado de prisão para Paulo Maluf foi inédita. Nesse Brasil onde ricos e poderosos fazem leis para si, que garantem a impunidade de seus crimes, ver Maluf atrás das grades era um sonho irrealizável. O Ministro Fachin nos deu um presentão de Natal!

Paulo Salim Maluf é uma espécie de símbolo da corrupção e da impunidade. Com 86 anos, se safou de outras condenações — aquela história que o “velhinho” deixa de ser criminoso depois dos 70 anos —, e a pena de quase 8 anos de prisão foi devido ao crime de lavagem de dinheiro, que não prescreve, conforme interpretação do STF.

A decisão é um marco no combate à corrupção. Sendo Maluf um símbolo da roubalheira, vê-lo punido nos dá esperança de que poderemos ver outras figuras corruptas atrás das grades. Muito político deve estar com o fiofó na mão, tremendo nas bases.

O desvio em obras à época em que governou São Paulo, chega hoje a valores correspondentes a US$ 1 bilhão. Além de preso, perderá o mandato de deputado federal e deverá pagar uma multa de R$ 1,3 milhão. Muito pouco, ante as quantias estratosféricas desviadas.

A prisão de Maluf pode, inclusive, significar o começo do fim da era do “rouba, mas faz”.

Vamos nos lembrar de que Maluf está entre a cruz e a caldeirinha: não pode nem fugir do Brasil, já que é procurado pela Interpol. Não é ele quem vai dar uma banana para o Brasil.

A decisão do Ministro Fachin, no fim do expediente do Supremo, nos dá esperança de que 2018 será um ano difícil para os corruptos. Queira Deus! E queiram também os ministros do STF.

Foto: Jorge William / Agência O Globo

http://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/fachin-manda-pf-prender-maluf/

http://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/querido-estou-sabendo-de-tudo/

https://oglobo.globo.com/brasil/fachin-rejeita-recurso-determina-prisao-de-maluf-22212185

https://oglobo.globo.com/brasil/promotor-que-investigou-maluf-diz-que-papai-noel-existe-ao-comentar-decisao-de-fachin-22213461

http://blogs.oglobo.globo.com/merval-pereira/post/luta-continua.html

Para ler mais de Vânia Gomes, clique aqui.

Para comprar o livro mais recente de Vânia Gomes, clique aqui.