Cristovam Buarque X Luciano Huck

 

Cristovam Buarque X Luciano HuckQuando o Senador Cristovam Buarque deixou o PDT e se filiou ao PPS, no início de 2016, não imaginava que o partido comandado por Roberto Freire se deixaria levar um outsider da política.  Em fevereiro do ano passado, Cristovam era o provável candidato de sua nova sigla à Presidência da República. Mas agora, Luciano Huck, que tem os holofotes da Rede Globo sobre si, se movimenta e tem no PPS uma possibilidade de filiação.

Em menos de dois anos, tudo mudou. Para tentar convencer seu partido, o senador pediu uma licença de quatro meses para fazer sua própria “caravana”. Seduzido pela Rede Globo, o PPS tende a mudar de planos. Antes que isso ocorra, Cristovam vai lutar por sua vaga como candidato pelo partido.

Seu lugar será ocupado pelo suplente sem voto Wilmar Lacerda, do PT-DF, cuja biografia é pouco confiável. Primeiro, por ser petista histórico no DF; segundo, porque foi Secretário de Administração do ex-governador Agnelo Queiroz, cujo governo foi um verdadeiro desastre para o quadradinho. E, por ser justamente o responsável pela administração, Lacerda teve grande participação na desconstrução do Distrito Federal. Vamos nos lembrar de que foi nessa administração que o estádio Mané Garrincha foi reconstruído a um custo bilionário. E que Lacerda chegou a ser condenado junto com Agnelo, mas foi absolvido após recurso.

Cristovam é um nome relativamente confiável no DF, mas esse seu suplente é de amargar. Por que não nos apresentam os candidatos a suplente dos senadores? Afinal, funcionam como vices; acabamos por votar na “chapa”. Por que os suplentes de senadores e deputados não são aqueles que obtiveram votos, ainda que insuficientes para sentar na cadeira num primeiro momento? Outra aberração do DF que tivemos que suportar no senado e que já desfruta da prisão em Curitiba é Gim Argelo, que nunca teve um voto.

Realmente, vivemos uma pseudodemocracia, como disse o Reginaldo Minaré em sua crônica desta terça-feira. Eis aí mais dois sintomas.

Fotos:  Reprodução/Twitter e Edilson Rodrigues/Agência Senado

http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,cristovam-buarque-anuncia-licenca-para-iniciar-campanha-como-pre-candidato-a-presidencia,70002083358

http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/politica/nacional/noticia/2017/11/13/cristovam-buarque-anuncia-licenca-do-senado-para-avaliar-candidatura-a-presidencia-315680.php

https://oglobo.globo.com/brasil/cristovam-buarque-se-licencia-do-senado-para-buscar-candidatura-presidencia-22064338

Para ler mais de Vânia Gomes, clique aqui.

Para comprar o livro mais recente de Vânia Gomes, clique aqui.