Picaretas com vínculo e sem vínculo

 

Picaretas com vínculo e sem vínculo   A possibilidade da existência de candidaturas avulsas nas eleições de 2018 causa reboliço até mesmo entre jornalistas e analistas políticos. O jornalista Cláudio Humberto, do Diário do Poder, acredita que a permissão de candidaturas sem vínculo partidário abre caminho para os picaretas, interessados apenas no fundo partidário. Qual a diferença entre os picaretas com vínculo e sem vínculo com partidos? Em termos de opção de voto, francamente, nenhuma.

É certo que a picaretagem reina na política brasileira, com ou sem partido. Os picaretas partidários, no entanto, sempre terão maior chance, por uma simples razão: terão toda a máquina partidária trabalhando para sua eleição. Os candidatos a deputado, senador, governador todos fazem campanha para o candidato a chefe do executivo. O picareta com partido já larga na frente.

Contudo, sempre há os cidadãos honestos que não têm chance nas agremiações, dominadas pelas facções internas. Há ainda os honestos que não se veem em nenhum partido, simplesmente porque não querem seu nome junto aos um-sete-um da boa-fé do povo, estelionatários do voto. Qual seria o problema de quererem ser presidente, deputado, governador, whatever? Dinheiro, meus caros: dividir o bolo, diminuir o quinhão do fundo eleitoral destinado aos picaretas “consagrados”, aqueles que não largam o osso e querem sempre mais.

É difícil entender a razão pela qual os jornalistas em geral — Cláudio Humberto é apenas um exemplo — tomam posições que significam, no frigir dos ovos, a defesa dos partidos políticos. O voto distrital foi outro tema abominado por jornalistas, e as agremiações partidárias seriam as mais prejudicadas com esse tipo de eleição.

É certo que as candidaturas avulsas representarão um enorme rebuliço nas eleições, caso o STF aprove essa possibilidade. Sair da zona de conforto e dar uma boa mexida no sistema não pode ser de todo ruim. A manutenção do status quo, por outro lado, simplesmente indica que continuaremos sendo manipulados pelos mesmos velhos picaretas corruptos.

Foto: Linkedin

http://www.diariodopoder.com.br/noticia.php?i=89486802492

http://www.diariodopoder.com.br/coluna.php

Para ler mais de Vânia Gomes, clique aqui.

Para comprar o livro mais recente de Vânia Gomes, clique aqui.